Copa para os ouvidos: Sesc SP cria campeonato musical no Deezer e Spotify

As 32 seleções que entram em campo na Rússia ganharam versões musicais e disputam o primeiro Mundial de Playlists; ao escutar e seguir as seleções, o público define confrontos e ganhadores

Deezer e o Spotify são os anfitriões da primeira edição do Mundial de Playlists. As plataformas digitais recebem a ação do Sesc São Paulo de 11/6 a 10/7. A iniciativa parte do clima de Copa para propor um olhar descontraído sobre curadoria digital e possibilidades de experimentação dessas plataformas, hoje constituídas como dois dos maiores serviços de streaming de áudio do planeta.

Na competição musical, cada um dos 32 países classificados para a Copa é representado por 12 músicas (11 aludem aos “jogadores” e uma, ao “técnico”). As seleções musicais dialogam com o imaginário popular associado a esses países, jogando com estilos sonoros que vão do tradicional ao contemporâneo, do erudito ao popular.  E as músicas ganharam até posição definida no campo.

Esquema tático

Da defesa ao ataque, cada titular expressa uma cadência musical, orquestrada pela regência do técnico, sempre representado por um ícone musical de cada país. Neste esquema tático, os goleiros abrem as playlists dando o ritmo da equipe que está por vir; os zagueiros conferem ritmo e poesia; os laterais aceleram o jogo; os meio-campistas garantem o swing das divididas e os atacantes levantam a plateia, enquanto os técnicos mantêm o ritmo e encerram as playlists em alta voltagem.

Não entendeu nada?

Então tá, vamos  esclarecer melhor esse crossover de música e futebol. A seleção brasileira, por exemplo, tem o gol defendido por Erasmo Carlos, com a faixa “Vem quente que eu estou fervendo”, um clássico da cultura brasileira. Mais adiante, na outra ponta do campo, Chitãozinho & Xororó recebem a bola com a música que é quase o segundo hino do Brasil, “Evidências”. Os sertanejos tocam para Elza Soares, que não à toa defende com “Como lutei”, a eterna camisa 7 (ou melhor, posição 7 na playlist).

Enquanto o Mundial não começa, vale antecipar outras curiosidades. A seleção inglesa foi escalada com base em uma combinação inusitada. O time traz a banda Queen (“Under Pressure”) no meio-campo, articulando os passes para Amy Winehouse (“Tears Dry On Their Own”) e Spice Girls (“Spice Up Your Life”) avançarem.

Já os técnicos dos times são um capítulo à parte. Se na playlist brasileira há Tim Maia (“O Descobridor dos Sete Mares”) como grande síndico da seleção canarinho, a francesa apresenta Edith Piaf (“L’accordéoniste”) nesse cargo. Outros exemplos são Stravinsky (“Sagração da Primavera”) pela seleção russa, Amalia (“Casa Portuguesa”) pelos lusos, Nick Cave (“Dead man in My Bed”) pela Austrália e, como não poderia deixar de ser,  a fada transcendental Björk (“Gling Glo”) pela Islândia.

As regras são claras

As playlists estarão disponíveis para audição a partir de 11/6 nos perfis do Sesc São Paulo no Deezer e Spotify. O público é quem define os rumos do campeonato ao seguir as suas seleções musicais preferidas. No dia 18/6, as interações que cada país conquistar nas duas plataformas serão somadas e as playlists mais “seguidas” se confrontarão na segunda rodada (prevista para ocorrer de 20 a 25/6). Nesta fase, como em todo bom campeonato, deverão surgir surpresas, como substituições e novas escalações musicais. Os times mais seguidos avançarão na disputa: as semifinais ocorrerão de 28/6 a 3/7 até que, finalmente, as duas seleções mais populares se enfrentarão entre 5/7 e 10/7.

1º Mundial de Playlists
O quê: campeonato musical nos perfis do Sesc São Paulo no Deezer e no Spotify, serviços de streaming de áudio disponíveis para download gratuito em celulares, tablets e computadores
Quando: de 11/6 a 10/7
Onde: as 32 playlists (uma para cada seleção da Copa) estarão disponíveis no Deezer e Spotify e reproduzidas no site sescsp.org.br/mundialdeplaylists