Há 9 anos, Lady Gaga atingia sua melhor posição com ‘Bad Romance’ na Billboard!

Lady Gaga é uma artista como poucas, consegue se reinventar de uma forma profunda e sempre realmente impactante. E não é de hoje que ela surpreende a indústria com sua persona artística.

Em 2009 Gaga estava no auge – é o que pensávamos, até a atual fase que pode render até indicação ao Grammy. Prova disso é o sucesso do single “Bad Romance”, que marcou toda uma geração de jovens sedentos por inovação e diversidade.

A música foi o primeiro single do icônico EP The Fame Monster e foi lançada em outubro de 2009. Mas só no começo de dezembro que “Bad Romance” atingiu sua posição mais alta na tabela Hot 100 da Billboard. Lady Gaga atingiu a posição #2, em uma virada de jogo que rendeu selo de maior ganho em vendas digitais.

“Bad Romance” permaneceu por quatro semanas na tabela, mas por mais força que tivesse, foi barrada do #1. O clipe da música da Lady Gaga saiu em 24 de novembro de 2009 e impactou pela dramaticidade e experimentação visual, duas características essenciais nos trabalhos dela (até o Joanne, onde essa persona tomou outras formas). A música é lembrada até hoje pelos artistas que foram influenciados pelo trabalho da Gaga:

E quem barrou Lady Gaga?

Na mesma semana que “Bad Romance” atingia seu pico dentro da Hot 100, outro sucesso marcante despontava: Empire State Of Mind, parceria da Alicia Keys e Jay Z. Essa foi uma das tracks que mais marcou aquele ano, já que tocava direto nas rádios daqui. E quando eu digo direto, é direto m e s m o.

A viciante música foi lançada no álbum Blueprint 3, do Jay Z, em setembro de 2009 – mas os vocais de Alicia Keys dão a intensidade certinha pra música. O lançamento como single aconteceu cerca de um mês depois, em outubro, e o mundo inteiro se rendeu a essa ode a Nova York. É verdade que não pegou #1 fora dos EUA e da República Tcheca (?), mas entrou em muitos charts, alcançou ótimas posições em vários deles e permaneceu neles por um bom tempo.

O clipe do sucesso de Alicia Keys e Jay Z foi dirigido por Hype Williams, um dos principais nomes na indústria. A faixa ainda rendeu prêmios de peso, como os Grammys de Melhor Canção de Rap (podia muito bem ter ganhado canção do ano, que ficou com ‘Viva Lá Vida’ do Coldplay) e Melhor Colaboração de Rap.

Por algum mistério da vida (e talvez dos direitos autorais, não sabemos) o vídeo da música não está no YouTube. Mas fiquem com essa fada que sabe fazer ao vivo:

lista vip desconto exclusiva club yacht balada são paulo festa pop funk