O Dia Mundial do DJ existe e é por uma boa causa

O dia foi criado pela Unesco para homenagear os DJs e tem por trás um projeto social

Foto: David Guetta/Divulgação

A Unesco (Organização das Nações Unidas, Ciência e Cultura) estabeleceu em 2002 que  o dia 9 de Março seria o World DJ Day (Dia Mundial do DJ), além de homenagear os profissionais de música eletrônica, tem um objetivo mais social.

O Dia Mundial do DJ foi criado para arrecadar recursos para ajudar instituições que auxiliam adultos e crianças carentes, em nome de toda a indústria internacional de discotecas.

Como surgiu

A iniciativa surgiu através de duas instituições, a World DJ Fund (comunidade mundial de DJs) e a Nordoff Robbins Music Therapy (instituição inglesa que ajuda pessoas doentes a se tratarem através da música).

O propósito é fazer com que DJs doem parte dos seus cachês arrecadados neste dia (ou semana) para instituições de caridade.

Os DJs e a música eletrônica se popularizam pelo mundo no anos 70, saíram das rádios e invadiram as discotecas e dos ritmos mais dançantes. Também conhecido como Dee Jay ou Disc Jockey é um profissional que vai além de dar play no botão na balada, envolve várias situações, incluindo a composição escolhida, o tipo de público alvo, a lista de canções, o meio e o desenvolvimento da manipulação do som.

Indústria poderosa

A indústria de música eletrônica tem arrastado uma multidão fiel. Os números em 2017, segundo a IMS (Cúpula Internacional da Música) revelaram que a indústria vale U$ 7,4 bi. Artistas como Diplo, David Guetta, Calvin Harris, Kygo, Tiësto e no Brasil, Alok estão na lista dos mais bem pagos, faturando na casa de milhões a cada parceria, shows ou singles lançados.

Comemoração no Brasil

Por aqui, o Dia Mundial do DJ é pouco disseminado e pouco valorizado, mas lá fora ele é bem levado à sério, com grande mobilização de DJs, gravadoras, rádios e clubes onde todas arrecadações durante esse dia são doados para fundos infantis e  instituições internacionais.

Parabéns aos DJs do mundo todo e à causa nobre!