#TBT Quem eram os indicados ao Grammy há 10 anos?

É frequente ouvir entre fãs de música pop que as premiações já não são mais as mesmas quando comparadas com icônicas noites de reconhecimento de tempos atrás. Apesar da gente amar vários artistas recentes e o atual cenário da música, resolvemos voltar no tempo até 2009 e ver o quem eram os indicados ao Grammy e apresentações memoráveis que rolaram na edição do Oscar da música.

Para você se situar no tempo – e nas lembranças- é importante saber o que rolou na música pop em 2008. Estamos falando de uma época com lançamentos como o One of the Boys, da Katy Perry, Adele também estreando com o disco 19,  Lady Gaga debutando também, com o álbum The Fame… Acho que deu pra entender o nível de impacto das músicas novas daquele ano, né? A gente sente, Nicole. Várias possibilidades de nomes que queríamos ver indicados ao Grammy.

Bora pros indicados ao Grammy?

Artista Revelação

Na categoria Artista Revelação, uma das que é sempre muito esperadas por nós entusiastas da música nova, os concorrentes eram bem plurais. Quem lembra dos Jonas Brothers? Eles tavam lá, concorrendo com ninguém mais ninguém menos que Adele, além de nomes que repercutiram bem naquela época, como Duffy, Lady Antebellum e Jazmine Sullivan. Mas, bem, vocês vão ficar surpresos se a gente disser que a Adele quem levou? Fada reconhecida desde sempre.

Melhor Performance Vocal Pop Feminina

Gente, é só hino essa categoria, sério! Segura o coração que a nostalgia vai bater: Leona Lewis concorria com “Bleeding Love”, Pink com a animada “So what”, Adele veio com “Chasing Pavements”, Katy Perry já chegou chegando com “I Kissed a Girl”, Duffy com a datada (porém muito boa) “Mercy” e Sara Bareilles com “Love song”. Vários hinos, mas sem chances, foi pra Adele de novo.

Melhor Gravação Dance

Se aquela saudade boa da trilha-sonora de 10 anos atrás já tava forte, aguenta porque esses indicados ao Grammy com certeza vão deixar tudo mais intenso. Não tem vídeos do momento da premiação, então, bora relembrar os vídeos!

Lady Gaga, Colby O’Donis – Just Dance

Madonna – Git it 2 Me

Rihanna – Disturbia

Sam Sparro – Black & Gold

Hot Chip – Ready For the Floor

Daft Punk – Harder Better Faster Stronger (vencedor)

Música do ano

Como falamos, o período que o Grammy estava premiando foi marcado por lançamentos bem marcantes na música pop. E nesta categoria, estavam concorrendo as faixas “American Boy”, eternizadas nas vozes de Estelle e Kanye West, a papa-Grammys Adele com “Chasing Pavements”, Jason Mraz concorrendo com “I’m Yours”, Sara Bareilles novamente com “Love Song” e a grande vencedora “Viva La Vida”, do Coldplay.

Essas categorias são bem nostálgicas para todos que acompanham a indústria musical há tempos. As outras como “Gravação do ano” e “Álbum do ano” ficaram para os roqueiros (que ainda eram vivos há 10 anos, olha só). Mas, se por curiosidade, você quer ver a lista completa, dá só uma olhada:

Gravação do Ano

“Please Read the Letter” – Robert Plant & Alison Krauss
“Chasing Pavements” – Adele
“Viva la Vida” – Coldplay
“Bleeding Love” – Leona Lewis
“Paper Planes” – M.I.A.

 

Álbum do Ano

Raising Sand – Robert Plant & Alison Krauss

Viva la Vida or Death and All His Friends – Coldplay

Tha Carter III – Lil Wayne

Year of the Gentleman – Ne-Yo

In Rainbows – Radiohead

 

Melhor Álbum de R’n’B

“Love life,” Eric Benet

“Motown: a journey through Hitsville USA,” Boyz II Men

“Lay it down,” Al Green

“Jennifer Hudson,” Jennifer Hudson

“The way I see it,” Raphael Saadiq

 

Melhor Colaboração Pop com Vocais

Alicia Keys e John Mayer “Lesson learned”

Madonna, Justin Timberlake e Timbaland “4 Minutes”

Robert Plant e Alison Krauss “Rich woman”

Rihanna e Maroon Five “If I never see your face again”

Jordin Sparks e Chris Brown “No air”

 

Gravação do Ano

“Chasing pavements,” Adele

“Viva la vida,” Coldplay

“Bleeding,” Leona Lewis

“Paper planes,” M.I.A

“Please read the letter,” Robert Plant e Alison Krauss

Deixe uma resposta

Baixe a segunda edição da Revista Clubbing

Vai chegar no seu email!

X